Rio Do Prado

MANIFESTO

Certificação A+ de todas as unidades de alojamento.
Aquecimento solar das águas dos banhos e máquinas de lavar roupa e louça, ;
Utilização de vidro duplo baixo emissivo nos alojamentos e restaurante;
Coberturas verdes nos edifícios de alojamento, restaurante, auditório e spa;
Paredes com isolamento térmico a sul/poente em palha no Eco Lab;
Paredes do Auditório/Spa em placas pre-fabricadas de betão laminado com isolamento térmico;
Uso de paredes em betão com percentagem elevada de cinzas provenientes de central termo-eléctrica;
Utilização de árvores de folha caduca junto dos alçados envidraçados;
Controle solar feito com portadas de eucalipto reutilizado;
Ar condicionado ecológico de baixo consumo (A+);
Aquecimento do Restaurante com Lareira em ferro difusor de calor;

OS 7 EIXOS DA SUSTENTABILIDADE

1. energia

O O Agro-Turismo Rio do Prado aposta decididamente em energias renováveis, recorrendo a painéis solares térmicos e fotovoltaicos. O sistema de aquecimento de águas é alimentado por sete ilhas solares, impulsionadas por bombas de calor com eficiência COP4. A iluminação interior e exterior é garantida pela tecnologia LED, enquanto o aquecimento/arrefecimento provém da geotermia da construção semi-enterrada. O uso de vidros baixo-emissivos e o controlo solar de portadas de eucalipto reutilizado da floresta circundante complementam esta aposta sustentável.

2. água

Cada gota é uma narrativa que ecoa a sabedoria da natureza. Das águas cinzentas dos banhos e lavatórios ao abraço dos céus, cada gota é uma dádiva no nosso ciclo de vida. Na alquimia da nossa ETAR, as águas encontram renovação, alimentando os nossos jardins. Circular, reciclar e reutilizar é o nosso lema, a nossa promessa à terra que nos acolhe.

3. resíduos

Damos primazia à seleção dos resíduos, numa dança de cores e texturas, onde gorduras e sólidos se separam em harmonia. O jardim floresce com adubos verdes e vermicompostagem, alimentando a nossa terra de agricultura biológica.

4. mobilidade

No santuário do Rio do Prado, oferecemos espaço para estacionar o seu veículo ou alimentar a sua energia, se for elétrico. Os nossos passos privilegiam estes veículos na logística, enquanto os hóspedes exploram o jardim a pé, pedalam nas nossas tradicionais – as pasteleiras – pelos quilómetros de ciclovia junto à encantadora Lagoa de Óbidos ou cavalgam pela vastidão da paisagem.

5. sensibilização ambiental

O nosso projeto floresce com um investimento tecnológico que abraça a harmonia com a natureza, através do sistema pioneiro ‘ecoeasy’. Múltiplos contadores de energia e água escondem-se nos cantos dos quartos, trabalhando para um Rio do Prado mais sustentável. No canal de televisão interna, cada hóspede pode contemplar a sua pegada de carbono e, se for o caso, suavizar excessos, abraçando a generosidade da nossa ‘carbon rate’.

6. eco design

Na construção do nosso empreendimento, respira-se o espírito da natureza, onde cada matéria-prima conta uma história. O ferro forjado e as madeiras reutilizadas, como o eucalipto descascado da floresta e as tábuas envelhecidas na cofragem do betão, ganham uma nova vida. Um atelier floresce, tecendo habilmente técnicas de reutilização, transformando cada vestígio numa promessa de sustentabilidade, mitigando a nossa pegada no caminho da harmonia com a Terra.

7. agricultura de baixo carbono

A exploração agrícola orgânica, certificada pela entidade de controlo Sativa, é um santuário de vida e nutrição. Os frutos da terra, cultivados com carinho e respeito, fluem diretamente para o coração do nosso restaurante, onde a qualidade se torna evidente no paladar. Para além disso, os viajantes são agraciados na mercearia, levando consigo um pedaço da nossa terra para casa. Esta dança de consumo, entre campos e mercado, ecoa como um sussurro na terra, uma promessa de respeito com a natureza e um tributo à riqueza da terra mãe.
Scroll to Top